quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mas quem afinal foi a Menina de Trança?



Nas mais tradicionais histórias de romance é sempre comum encontrar alguém que amou um outro alguém no passado e que já não está mais presente.
Isso já deve ter acontecido até com você que lê o texto nesse momento.

A Menina de Trança da música existiu.
Na juventude de Toninho quando ele tinha seus dezoito anos mais ou menos, morando e estudando em São Miguel Paulista começava a namorar a jovem Maria Aparecida, mais conhecida como Cidinha a menina de trança.
A moça era linda, cabelos lisos com castanhos relativamente loiros e rosto de boneca, carinhosa e cuidava bem dele.

Toninho depois de um tempo percebeu que estava apaixonado de verdade e o que era fato, estava com um compromisso sério pois foi o que percebeu, tinha uma namorada e andava de mãos dadas com ela, saiam com casais de amigos, posavam para fotos na antiga escola.

Uma parte dessa história foi o próprio Toninho que contou em entrevistas e para amigos.Há controvérsias para o fim do relacionamento que teve uma duração considerável.

Pessoas que conviveram com o casal naquela época dizem que ele começou a se ausentar do namoro e uma das histórias mais contadas seria a de que Toninho que na época participava de calouros em rádios e clubes (inclusive estava perto de conhecer os rapazes que formariam com ele o grupo Os Iguais) já começava a ter a sua turma de conhecidos e eventuais compromissos mesmo ainda não tendo gravado nada e ainda não sendo famoso.


Toninho começou a se atrasar para os encontros que marcava com Cidinha.
Uma vez teria acontecido de eles terem combinado nove horas da noite e ele chegar perto de uma da manhã.
O que se sabe de fato é que depois de Cidinha ter terminado o namoro com ele (que ficou arrasado com a decisão da moça) ela durante o passar dos anos ainda ter continuado apaixonada por ele.O primeiro amor ninguém esquece é ou não é?

O que se tem informação é que a música foi escrita mais ou menos na mesma época e gravada cinco anos depois na RCA Victor quando Toninho se preparava para o seu segundo LP (1970) e já começava a se tornar um cantor conhecido tendo emplacado o LP anterior.

A música fez tanto sucesso que foi gravada em Italiana (ele pouco e quase nada gravou em Italiano, detalhe) posteriormente após constar no LP, foi incluida também no compacto oficial de Amanda um ano depois.Foi incluida também em seus dois últimos discos (1987 e 1988)



Cidinha acabou casando e se tornando professora e Toninho encaminhou sua carreira na mesma época em que lançava a música entre outros sucessos que já havia conquistado.

Em em seus shows até o ano de sua morte sempre incluia esse grande sucesso em seu repertório e sempre dizia "essa música eu fiz em São Miguel quando eu namorava a Cidinha, a minha namorada"
Provavelmente ela mora ainda no bairro onde tudo aconteceu, pois lecionava aulas lá (foi vista pela última vez há mais de cinco anos) e estava bem diferente.

Uma história triste porém bonita que virou poesia nas mãos de Antonio Marcos.

Ouça aqui: http://www.youtube.com/watch?v=-iZbckSQs7E

Fotos de Arquivo Pessoal

32 comentários:

  1. desculpa, mas eu conheço a menina de trança, ela é minha avó e namorou o toninho quando era menor (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ver fotos, antes e depois, eu moro em S. Miguel Paulista, e adolescente já me falavam que ele sempre ficava próximo ao Colégio D. Pedro, e sempre passava lá prá ve-lo, mas nunca vi kkkkk.

      Excluir
    2. Qual problema em ela ser menor? Se namorada, era porque os pais deixavam.

      Excluir
    3. Rafael, fui aluno dela no heckel Tavares nós anos 70 e 80. Soube ontem por minha mãe que o esposo dela faleceu e que ela estava toda perdida. Gostaria muito de revê-la. Minha mãe mora na mesma rua. Abraços.

      Excluir
    4. Que triste... Ficar viúva depois de um longo casamento deve ser doido.

      Excluir
    5. Corrigindo o texto. Lógico que ela estava diferente, o tempo passa para todos e as pessoas envelhecem.

      Excluir
  2. Opa, que legal, se ela quiser dar uma entrevista para nós basta avisar, teremos o maior prazer em entrevistar, estamos perto de São Miguel, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Letra e música de Cláudio Fontana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada disso...A música é do Antonio Marcos..

      Excluir
  4. eu quando criança morei próximo da casa de antonio marcos,...meu pai tinha amizade com o pai dele...era alfaiate.eles moravam numa travessa da Av Pires do Rio...a casa esta lá do mesmo jeitinho....foi revestida de pedras. Estudei no Carlos Gomes com a irmã dele Acho que..Maria Angela...algo assim...conheci também seu irmão Marco antonio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, também estudei no Carlos Gomes com toda essa turma, o nome da Irmão deles é Maria Evangelina, muuuito linda..

      Excluir
    2. A irmã deles, chama-se Maria Evangelina, muito linda...

      Excluir
    3. Irmão Mário Marcos, estudei com ele no Carlos Gomes.

      Excluir
  5. Linda história, e não poderia ser diferente, pena que ele abdicou de um grande e verdadeiro amor pela música. Não quero com isso, dizer que ele não deveria ser cantor, pelo contrário, deverias sim ter "virado" o grande artista que virou, sem contudo abdicar de Cidinha. Qualquer menina no lugar dela, faria a mesma coisa, afinal de contas, ele pisou muito na bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era a vida louca que levava, começando com a carreira, que estava bombando já.

      Excluir
    2. Foi ela quem terminou com ele.

      Excluir
  6. Sobre o texto "Linda história, e não poderia ser diferente, pena..." meu nome é Sílvio França. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Conheci a Cidinha,filha do "seu" Guilherme,comerciante ,dono de um emporio,localizado quase na curva da Chacara da Tres Meninas.

    ResponderExcluir
  8. Afinal, essa música é mesmo do AM ou do Claúdio Fontana? Nos meus registros, consta o nome do segundo citado ..

    ResponderExcluir
  9. EM 1980 OUVIR PELA PRIMEIRA VEZ,,E AMEII

    ResponderExcluir
  10. Essa música é linda,imagino a emoção que ela deve sentir quando ouve essa cancão,se namorar um homem lindo daquele,é previlegio de poucas,essas lembranças ninguém apaga

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que história linda desta Cidinha e do Antonio Marcos, gostaria de ver fotos dela, nunca a conheci, moro em S. Miguel Paulista.

    ResponderExcluir
  12. Era vizinha do AM e estudei no D.Pedro.Lembro dele na escola com a Cidinha. Ele escreveu um poemano meu caderno de assinaturas de final do curso ( ginasio ), q infelizmente eu perdi qdo mudei de São Miguel p o centro de Sao Paulo. Ele era muito educado e gentil.

    ResponderExcluir
  13. Todas as músicas dele ficaram pra sempre gravada em minha memória como: eu vou ter sempre vc comigo e Eu precisa tanto conversar com Deus(as vezes me pego cantando em pensamento).Enfim um poeta de verdade.

    ResponderExcluir
  14. Grande Toninho Marcos, um dos que foram boicotados. Pelo ( REI , RC).

    ResponderExcluir
  15. Eu morava em São Miguel Paulista nessa época (Vila Mara). Ouvia muito falar que o Antônio Marcos nascera no bairro, mas nunca vi, nunca acreditei...
    Lembro-me bem do início de sua carreira no começo da década de 70... essa é outras lindas canções. Eu tinha só 13 anos... muito bom recordar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois meu amigo vc é privilegiado... viveu na cidade desse incomparável cantor!

      Excluir